Qual é o nível de maturidade digital da sua indústria? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Qual é o nível de maturidade digital da sua indústria?

Aspectos estratégicos, cultura, TI e automação podem indicar o grau de maturidade da fábrica

Qual é o nível de maturidade digital da sua indústria?

A sua indústria está preparada para competir em um mercado cada vez mais digital, acelerado e conectado? 

O desempenho de uma empresa é influenciado pelo seu nível de maturidade digital. Nesse cenário, qual personagem a sua manufatura representa: protagonista, coadjuvante, figurante ou mero telespectador?

Conheça a responsável pela transformação digital na indústria e saiba como identificar o nível da sua fábrica no quesito tecnologia.

O que é Maturidade digital?

Maturidade digital vai além de ter um maquinário de última geração. Alcançar a maioridade tecnológica começa na estratégia, afeta a cultura organizacional e influência colaboradores e parceiros. 

Diversos pontos podem ser ponderados na hora de avaliar a evolução digital da companhia. O importante é que as métricas vão considerar as ferramentas e tecnologias implantadas, integração entre os processos produtivos, cultura inovadora e capacitação da equipe.

De acordo com a pesquisa da Deloitte e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma estratégia bem definida e o alto comprometimento da equipe podem aumentar em 3 vezes as chances de sucesso na implantação de iniciativas digitais. 

Sim, mais uma vez os colaboradores são um elemento decisório para o sucesso da sua marca. O mesmo estudo também revelou que 77% das organizações digitalmente maduras investem no reconhecimento de seus funcionários como parte importante desse processo.

Conheça os 4 livros sobre o impacto da Era Digital que transformarão a sua empresa.

A revolução da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 - ou Quarta Revolução Industrial - é a tecnologia que conecta máquinas, processos produtivos e pessoas para digitalizar e integrar a cadeia de valor, personalizar produtos e serviços, além de criar modelos de negócios disruptivos. 

Os principais agentes transformadores da nova Fábrica Digital são os avanços tecnológicos como Internet das Coisas (loT), automação, interfaces avançadas homem-máquina, impressão 3D, sensores inteligentes, big data, realidade aumentada e virtual, computação em nuvem e dispositivos móveis. 

Por meio dessas tecnologias colaborativas, as indústrias estão automatizando processos no fluxo de valor interno e de seus parceiros ao longo da cadeia produtiva. Outra forte tendência são os surgimentos de modelos de negócios com base em dados precisos.

Independentemente do setor, a adequação da fábrica para a Manufatura Avançada é um fator determinante para a produtividade e competitividade da indústria. Gestores de todo o mundo já entenderam a necessidade e urgência dessa modernização. 

A pesquisa IFS Digital Change Survey de 2017 sobre maturidade digital, aponta que 90% dos entrevistados tinham em suas empresas recursos financeiros disponíveis para investir em transformação digital, sendo elas IoT, ERP, Big Data e Analytics.

Como saber o grau de maturidade da minha indústria?

Como mencionado no início do post, há vários fatores que podem ser avaliados para classificar o grau de maturidade digital da empresa.

Aqui vamos dividir em três fases: Da estratégia à cultura, Parceria com TI e Automação.

Da estratégia à cultura 

Pontos cruciais para a modernização da fábrica, que podem ser comparados imediatamente com a realidade da sua indústria.

1. Estratégia - O quanto a digitalização faz parte da estratégia da empresa.

2. Fábrica Inteligente - O quanto a indústria possui uma fabricação digital, automatizada e integrada.

3. Operações Inteligentes - O quanto os processos industriais são modelados digitalmente e podem ser controlados por sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

4. Serviços Data Driven - O quanto a indústria disponibiliza serviços orientados por dados.

5. Produtos inteligentes - O quanto os produtos são controlados pela TI, permitindo que se comuniquem com sistemas de nível superior durante a cadeia produtiva.

6. Inovação - O quanto inovação é tratada como estratégica, qual a sua importância na geração de resultados e como é estruturado o processo de “pensar fora da caixa”.

7. Cultura de inovação para a Indústria 4.0 - A indústria possui quais habilidades necessárias para implantar a Manufatura Avançada e como a cultura corporativa incentiva a inovação, liberdade para acessar a informação e criar soluções.

Parceria com TI

Um setor da empresa que tem papel essencial no desenvolvimento tecnológico, é o departamento de TI. Para classificar o envolvimento dessa área nas ações de digitalização da empresa, são analisados os seguintes pontos:

1. Alta integração e tecnologia madura: TI como líder da implementação em projetos como Data Lakes, Cloud, DevOps e entrega contínua.

2. Alta integração, mas tecnologia imatura e em fase de projetos pilotos: TI como consultor de integração, em projetos como Blockchain, IoT, Machine Learning.

3. Baixa integração e tecnologia já amadurecendo: Liderança exercida pelas áreas de negócio com o apoio da TI em projetos como drones e impressoras 3D.

4. Baixa integração e tecnologias imaturas: TI como incentivador e evangelizador digital para que as áreas de negócio iniciem o processo de transformação digital, com tecnologias como realidade virtual e aumentada.

Maturidade de Automação 

A automação avançada é uma das inovações integrantes da Indústria 4.0. Portanto, o grau de maturidade nesse quesito é um fator importante para entender a evolução tecnológica da planta fabril. Assim, chegamos aos cinco níveis:

1. Inicial – Tecnologia e processos não são planejados e previsíveis, com decisões de forma reativa. 

2. Gerenciado – Tecnologias e processos acontecem como projetos pontuais, com decisões reativas na maioria das vezes. 

3. Definido – Tecnologias e processos organizados em conjuntos, com decisões de forma proativa.  

4. Quantitativamente Gerenciado – Tecnologias e processos com ações baseadas em indicadores quantitativos e qualitativos.

5. Otimização – Tecnologias e processos orientados pela inovação e ciclo de vida do produto. Nesse nível a manufatura consegue introduzir aos seus processos a lógica do método PDCA para ajudar no planejamento e tomada de decisão.

Minha fábrica ainda está em estágio inicial

Se a sua empresa pertence ao grupo de iniciantes na Era da Transformação Digital, fique atento a alguns pontos importantes para a implantação de sistemas para Indústria 4.0:

• Uso de redes Ethernet e redes wireless (conexão sem fio); 

• Uso de microcontroles e controladores centrais conectados no Cloud;

• Uso de ferramentas de virtualização, Clound Computing e gestão do sistema;

• Uso de dispositivos móveis e aplicativos de integração;

• Uso de manutenção preditiva, com base em análise de dados;

• Uso de dados da produção conectados a sistemas de IIoT (Internet Industrial das Coisas) e Big Data;

• Uso de ferramentas como Machine Learning para tratar e interpretar os dados.

Você já conhece a tendência da Manufatura inteligente? Saiba mais neste artigo.

O próximo passo

Conhecer a realidade do seu chão de fábrica e compará-la com o mercado, por meio de um benchmarking, permite desenhar o retrato fiel da sua indústria.

Apenas com essa visão completa do parque industrial, será possível encontrar os gargalos que impedem o desenvolvimento tecnológico e produtivo da fábrica, além de identificar oportunidades de melhoria.

Somente com esses dados, a manufatura poderá elaborar um projeto de melhoria e transformação digital.

Veja também: Principais habilidades e competências do profissional do futuro.

Chat
Email
Telefone