Na Era da Transformação Digital, o pulo do gato não é a tecnologia - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Na Era da Transformação Digital, o pulo do gato não é a tecnologia

Saiba qual é o segredo das empresas mais inovadoras para digitalizar os seus negócios

Transformação-digital-trabalhadores-indústria-tecnologia

Hoje, uma das maiores dificuldades dos gestores em relação à Indústria 4.0, Internet das Coisas e tantas outras inovações, está em preparar a equipe para a nova realidade. Afinal, tecnologia é apenas uma ferramenta: os personagens principais desse enredo são os seus colaboradores. São eles que vão desenvolver técnicas, garantir o alto desempenho e tirar os melhores resultados da tecnologia para a sua indústria. 

Não há história sobre a Transformação Digital, não há referências para sabermos qual modelo de negócio seguir, muito menos sobre como ser líder nesse contexto de plena automatização. É tudo novo e são os seus colegas de trabalho que vão ajudá-lo a descobrir qual é o melhor caminho para a organização se destacar no seu segmento. 

Por isso, uma coisa é certa: na Era da Transformação Digital tudo começa com o seu time. Isso mesmo, o segredo está nas pessoas que trabalham com você. Elas precisam ter o empreendedorismo pulsando nas veias.

Empreendedorismo: Que bicho é esse?

O empreendedorismo sempre enfrentou muitas dificuldades no Brasil por fatores como a burocracia, altos impostos, falta de cultura empreendedora ou incentivos de qualquer tipo. Mesmo assim, se mostrou uma alternativa atrativa para os cidadãos nos momentos de crise e desemprego. 

Quando pensamos em um empreendedor, logo imaginamos aquela pessoa atípica, diferente dos outros, que sonha alto, disposta a se aventurar no desconhecido em busca de suas aspirações – que podem parecer um tanto ousadas ou impossíveis. 

O mais importante é que esse perfil não se limita a enxergar oportunidades onde ninguém vê e tenta tornar realidade o que era uma simples ideia. Como afirma um dos maiores especialistas da área, Louis Jacques Filion: 

“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

No entanto, os empreendedores não são apenas esses seres corajosos que abandonam seus empregos para abrir uma startup. Na verdade, o que as empresas cada vez mais precisam são de colaboradores intraempreendedores.

Para uma corporação se adaptar a Era da Transformação Digital e a Indústria 4.0, além das mudanças tecnológicas, ela precisa estruturar uma nova cultura organizacional e estimular o empreendedorismo em sua equipe. 

Intraempreendedores: Quem são, como vivem e onde habitam

O intraempreendedorismo, também conhecido como empreendedorismo corporativo, define o cenário no qual os colaboradores vestem a camisa da empresa e estão sempre dispostos a encontrar melhores soluções para o cotidiano empresarial, oportunidades de parceria e têm liberdade para propor ideias inovadoras. Quer saber que diferença isso faz na sua companhia? 

Tendo o funcionário como aliado participativo no desenvolvimento do negócio, a empresa ganha com redução de custos, mais negócios, otimização dos resultados e colaboradores engajados no crescimento da marca. 

Procura-se um colaborador empreendedor

Características: proatividade, ousadia, foco em resultados, que busca a maneira mais eficiente para realizar novos processos, compreende o cenário da empresa para elaborar estratégias, não tem medo de errar e aprende com os erros.

As empresas precisam criar um ambiente de trabalho favorável para que os funcionários desenvolvam suas habilidades empreendedoras com a segurança e apoio dos seus gestores. Para isso, a corporação deve promover uma série de ações para incorporar na cultura do seu time essa atitude.

Confira algumas dicas para diminuir o Turnover da sua indústria

Como fazer isso na prática

Para ter pessoas com essas características, a empresa precisa proporcionar um ambiente de trabalho inovador, adotando práticas que cultivam o empreendedorismo corporativo em cada integrante do grupo. Você deve estar se perguntando: Como fazer isso? 

1 - Abra o coração para novas ideias

Ofereça um ambiente aberto e seguro para os seus colaboradores exporem novas ideias e sugestões sobre planejamento, processos e tudo que envolve o dia a dia de trabalho. Permita que eles questionem se há uma maneira melhor e mais eficiente de realizar as suas tarefas.

2 - Tá de parabéns, hein?!

Valorize seus talentos, elogie boas atitudes e iniciativas que merecem um “vale a pena ver de novo”. Gerar uma competição saudável para receber destaque é um ótimo incentivo para manter os funcionários motivados em se aprimorar constantemente e apresentar melhores resultados.

3 - Apoie o seu time na jornada profissional

Como sequência do reconhecimento, é importante apresentar recompensas pelo bom trabalho realizado e perspectivas de desenvolvimento de carreira. Mas não para por aí. Mais do que prometer chances de crescimento, tenha pessoas especializadas para acompanhar o desempenho de cada funcionário e ajudá-los a se preparar, tanto tecnicamente como psicologicamente, para conquistarem seus sonhos.

4 – Conhecimento colaborativo

Invista no aperfeiçoamento da sua equipe. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é por meio do conhecimento colaborativo. O segredo é explorar os seus próprios especialistas, convide-os para ministrar treinamentos aos outros colaboradores e não esqueça de recompensá-los pelo tempo dedicado na atividade. O aprendizado constante abre a mente para novas ideias e mantém o seu negócio sempre atualizado em um mercado tão mutável.

Como a TECNICON ajuda as empresas a aumentarem o conhecimento dos seus profissionais.

5 - Missão cumprida?

Os valores e a missão da sua empresa constituem o DNA da marca, são as características que tornam o seu trabalho único. Os seus colaboradores precisam conhecer e experimentar esses princípios para que possam se inspirar e criar propostas que transmitam os seus diferenciais para a sociedade.

Para encerrar....

Há muitos outros projetos que podem ser implantados no ambiente corporativo para motivar e desenvolver nos colaboradores o espírito empreendedor dentro da corporação. Antes de qualquer decisão, a liderança da empresa deve estar preparada para ouvir sua equipe, investir nos funcionários e não desistir ou punir quando alguma ideia não surtir o efeito esperado imediatamente. 

Toda mudança é um processo que leva tempo, principalmente quando significa construir uma nova cultura organizacional. Deve-se ter em mente que preparar a equipe dessa forma, é o primeiro passo para se adequar às transformações da Nova Era Digital.

 

Chat
Email
Telefone