O Planejamento de Vendas e Operações auxilia na eficiência do plano de negócio, integrando a logística à produção.
Sem dúvidas, o sucesso de uma empresa depende muito da forma em que é administrada, gerenciada e como o planejamento estratégico é definido para atingir os principais objetivos.
Para que o planejamento esteja integrado, organizado e produtivo, é necessário seguir métodos para auxiliar nesta atividade, sendo o principal deles o S&OP, mais conhecido como Planejamento de Vendas e Operações.
Mas você sabe o que é S&OP? Por que ele é tão importante para a logística do seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios do S&OP para a indústria.
O Sales and Operation Planning (S&OP), em português Planejamento de Vendas e Operações, é um processo de planejamento integrado que está revolucionando a logística das empresas. Este alinhamento permite a criação do planejamento estratégico entre áreas, buscando diminuir custos com soluções que se obtenha o máximo de lucratividade, produtividade e atendimento à demanda.
Nos anos 80, as corporações tinham grande dificuldade em integrar equipes para a realização do plano de negócio, feita em tempos diferentes sem nenhum tipo de comunicação entre as áreas administrativas, de vendas e produção. Essa independência, por sua vez, era prejudicial para atingir bons resultados.
Com o surgimento do S&OP tudo isso mudou. As equipes executivas, administrativas, de vendas e produção passaram a trabalhar em conjunto, realizando o planejamento mensalmente para acompanhar os resultados, principalmente a previsão de demandas com a integração entre vendas e operações.
Além da logística integrada e melhorias de custos e serviços, o Planejamento de Vendas e Operações pode trazer uma série de benefícios para as áreas de produção, cadeia de suprimentos e vendas. Os custos de níveis de estoque e produção são medidos neste processo, enquanto em serviço é medido através da disponibilidade do produto.
Confira os principais benefícios deste processo:
• Ações controladas e definidas, com um acompanhamento de gerenciamento das mudanças;
• Finanças sincronizadas e vendas planejadas, já que seguem o plano de ação e negócios;
• Agilidade em avaliar o desempenho e conduzir mudanças por meio de processos contínuos;
• Maior visibilidade de oferta e demanda na empresa, aumentando o ciclo de vida dos produtos;
• Planejamentos concretos a serem seguidos pelas áreas;
• Valorização dos resultados e decisões, baseadas em números e fatos;
• Administração correta do budget (orçamento) da empresa;
O aumento nos níveis de atendimento ao cliente e a diminuição do estoque são outras vantagens do S&OP para as empresas, gerando a redução de custos desnecessários.
Não podemos deixar de citar as melhorias de relacionamentos internos entre os setores da manufatura, marketing, vendas e administração, trabalhando de maneira mais integrada e produtiva.
Cada vez mais as empresas vêm adotando os princípios do S&OP na gestão de supply chain, uma vez que geram resultados significativos na redução de estoque, aumento da produtividade, redução de custos de suprimentos e na melhoria do atendimento a demanda.
Segundo o estudo feito pelo Supply Chain Insights, em 2015, com o objetivo de compreender o valor do processo de S&OP no planejamento de demanda, definiu que as empresas com processos mais eficaz do Sales and Operation Planning estão mais ágeis, alinhadas e equilibradas, levando a um maior controle do supply chain.
Os benefícios podem ser mensuráveis ou intangíveis. Confira algumas das vantagens práticas na cadeia de suprimentos:
• Comunicação e integração entre as áreas da organização;
• Exatidão na entrega de pedidos e previsão da demanda;
• Redução do estoque dos produtos, com a liberação do capital de giro;
• Aumento da satisfação do cliente e consumidor;
• Redução do lead time das entregas, desde a entrada do pedido até a chegada ao cliente.
• Diminuição de custos com a compra de suprimentos em excesso;
Esses são alguns dos benefícios do planejamento integrado de vendas e operações podem trazer para a cadeia de suprimentos. Com um mercado mais competitivo, as empresas que tiverem seus processos mais reduzidos e simplificados terão mais vantagens.
Para a implantação do S&OP no plano de negócio, as empresas devem seguir 5 etapas:
Esta etapa trata-se da coleta de informações provenientes de dados de vendas, estoque, volume de compra, quantidade de suprimentos e os resultados financeiros dos últimos meses. Ela deve ser feita mensalmente para o acompanhamento do desempenho dos processos.
Após essa atualização, será possível traçar um novo plano de negócio e prever metas para vendas futuras, passando para a equipe executiva e comercial.
Com o histórico de vendas, estoque e informações gerenciais, nesta etapa será elaborado um plano para a prospecção e retenção de clientes, passando por áreas como marketing, vendas e administração, definindo previsões de demanda e estratégias.
Nesta etapa, com base no plano de demanda, a empresa deve delinear as compras de suprimentos necessários para as vendas futuras. O processo necessita que os níveis de estoque sejam pré-avaliados, assim como indicadores de rotatividade, tipos de produtos e o monitoramento das capacidades dos fornecedores e dos recursos disponíveis.
Antes de concluir o planejamento de demanda, é necessário uma avaliação para descobrir se ele é efetivo com o planejamento de recursos, observando o impacto financeiro e divergências para serem estudados. Com um consenso de todo o grupo, o planejamento deve ir para a reunião final.
Na etapa final, o planejamento passará por uma reunião de S&OP para analisar as alternativas sugeridas nos processos passados para definir as ações que serão aplicadas pelos gestores dos processos.
Resumidamente, o processo de planejamento de vendas e operações deve funcionar da seguinte forma, ilustrativamente:
Através de um sistema ERP é possível realizar o planejamento de S&OP através do cálculo de projeção de demandas, levando em consideração o futuro de pedidos que serão recebidos.
Com o TECNICON Business Suite, o usuário tem acesso a tela “Cenário de Previsão de Demanda”, onde consegue ter a flexibilidade para definir a quantidade exata de pedidos enviados para o MRP.
Dessa forma, utilizar de novas tecnologias para integrar equipes e conduzir planejamentos devem ser aliadas das indústrias 4.0, principalmente para garantir a satisfação dos seus clientes e automação dos processos.
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