Práticas de preservação ao meio ambiente devem ganhar espaço no planejamento estratégico
Como podemos suprir as nossas necessidades básicas no presente sem comprometer as futuras gerações? Essa é uma das prioridades na pauta de muitas empresas que têm buscado alternativas para minimizar os impactos ambientais.
Nos últimos anos, as iniciativas de desenvolvimento sustentável estão cada vez mais inseridas no planejamento estratégico das organizações que, além da preocupação com a escassez de recursos, também percebem a situação como um grande diferencial competitivo.
Entenda agora como o investimento em sustentabilidade pode gerar valor para o seu negócio.
A expansão do setor industrial no último século fez com que a emissão de gases de efeito estufa aumentasse a temperatura do planeta em 2°C. Esse número foi divulgado no Acordo de Paris, realizado em 2015, reunindo 195 países que firmaram um pacto para reduzir o aquecimento global e limitar o aumento da temperatura a 1,5°C até 2100.
No entanto, os impactos ambientais não estão apenas sob responsabilidade do desenvolvimento da manufatura. O descarte irregular de resíduos, a exploração de recursos naturais e a extrema falta de responsabilidade das companhias são alguns dos erros cometidos por diversos setores da economia.
O dado apresentado no Acordo de Paris demonstra urgência na criação de práticas sustentáveis no meio empresarial. A adoção dessas medidas traz resultados positivos não só para o planeta, mas também, para a saúde financeira das organizações.
Não é do dia para a noite que as companhias conseguirão implementar inúmeras ações sustentáveis. Contudo, é importante que haja um pontapé inicial na adoção de medidas que visam a gestão ambiental.
Veja agora algumas atitudes “verdes” que podem beneficiar o meio ambiente e a sua empresa:
• Inserção de cadeia de limpeza e manejo de resíduos – através de soluções adequadas para o gerenciamento de resíduos sólidos (separação de lixo e descarte correto);
• Reaproveitamento e reciclagem de insumos – materiais que vão para o descarte sem uma seleção prévia podem ser reutilizados novamente, após passarem por um processo de reciclagem;
• Economia de recursos – redução de gastos com água e energia elétrica;
• Diminuição de desperdícios – reaproveitamento de rascunhos, adoção de papel reciclável e reutilização de materiais de escritório;
• Dispense itens – troque copos descartáveis por canecas ou copos de vidro;
Por meio de simples ações como essas, as empresas podem melhorar a saúde financeira – com a redução do orçamento – e ainda construir uma imagem positiva frente ao mercado.
Descubra no tópico a seguir como a gestão ambiental pode atuar de forma estratégica nas organizações.
Além das práticas sustentáveis trazerem retornos financeiros significativos, as companhias ainda têm a possibilidade de serem reconhecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio da certificação ISO 14001.
Segundo a ABNT, essa norma é aceita internacionalmente e tem o objetivo de implantar um sistema de gestão ambiental nas empresas através de medidas que visam a utilização eficiente de recursos e a redução de resíduos, a fim de melhorar o desempenho das organizações.
De maneira estratégica, o sistema de gestão ambiental ISO 14001 auxilia empresas dos mais diversos portes e setores a gerenciarem suas atividades de maneira assertiva, visando o desenvolvimento sustentável da empresa.
Ao adequar-se à norma, a companhia demonstra aos seus consumidores, fornecedores e ao mercado que está preocupada com as questões ambientais.
Entenda como o programa 5S pode melhorar a gestão da qualidade na sua indústria.
Com o propósito de ajudá-lo(a) na missão de adotar estratégias mais sustentáveis, a TECNICON separou 5 tendências para tornar a sua empresa mais competitiva no mercado. Confira:
1. Ecoeficência – esse conceito consiste no uso inteligente de recursos por meio de ações que reduzam os impactos ambientais, como: utilização de fontes de energia renovável, prolongação da vida útil dos produtos, compostagem, políticas de reflorestamento e etc.
Dentro desse contexto, também é possível adequar a empresa à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que prevê, pela Lei nº 12.305/10, redução na geração de resíduos em conjunto com ferramentas para a ampliação da reciclagem e reutilização desses materiais.
2. Tecnologia a favor da sustentabilidade – os avanços tecnológicos também são ferramentas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Sensores de consumo nas torneiras, filtros de água automatizados e placas fotovoltaicas são apenas alguns dos dispositivos aliados à sustentabilidade nas empresas.
3. Economia circular – o modelo econômico fundamentado em “extrair, transformar e descartar” agora ficou no passado. A escassez de recursos naturais tem feito com que muitas empresas utilizem a economia circular como alternativa para a implantação de novos processos. O conceito visa a eliminação da geração de resíduos, o reaproveitamento de insumos e o aumento no ciclo de vida dos produtos.
4. Ampliação do potencial de crescimento – em busca do desenvolvimento nos negócios, algumas empresas têm adotado medidas sustentáveis nos departamentos que mais carecem de recursos naturais. Reutilização da água, utilização de lâmpadas de LED e utilização de equipamentos ecoeficientes, são alguns exemplos de práticas que podem ampliar o potencial de crescimento.
5. Cidadãos mais conscientes – além dos trabalhos sobre educação ambiental realizados com os colaboradores, é importante que as companhias criem estratégias para conscientizar seus consumidores a respeito dos impactos que seus hábitos de consumo podem trazer. A empresa deve criar estratégias para educar a população (sobre o uso e descarte correto), por meio de campanhas nas redes sociais, canais de comunicação e até mesmo com informativos nas embalagens dos produtos.
A adoção de práticas sustentáveis deve ser um investimento estratégico prioritário nas organizações. Além dos inúmeros benefícios proporcionados ao meio ambiente, essas medidas são de suma importância para agregar valor aos produtos e, dessa maneira, gerar diferencial competitivo nos negócios.
Por meio de uma gestão assertiva, é possível observar mudanças significativas em curto prazo. O crescimento da receita e a mudança de comportamento dos profissionais são alguns dos indícios que a empresa está no caminho certo.
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