A experiência pós-venda é um fator determinante para fidelizar seus clientes
Você sabia que conseguir um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um cliente atual?
Entender o porquê de estar perdendo clientes é o primeiro passo para elaborar uma estratégia eficaz de fidelização e aplicar no seu processo pós-venda.
Ao saber as razões que levam os clientes a deixarem seu negócio, é possível tomar medidas para contornar esses problemas, como solicitar um feedback, por exemplo.
Com a alta demanda e o novos hábitos dos consumidores, mais empresas estão tentando captar a atenção das pessoas afim de torná-los clientes fiéis e, assim, criar uma relação duradoura.
Neste artigo, vamos conhecer 7 melhores práticas e iniciativas para encantar seus clientes e aprimorar suas estratégias de relacionamento.
Uma boa experiência do seu cliente, em toda a jornada na empresa, é essencial no processo de retenção. Aplique medidas para resolver os gargalos apontados em pesquisas e feedbacks e trabalhe pontos específicos que terão impacto na fidelização.
Ele é um ponto decisivo para que o seu cliente prefira o seu produto em vez do concorrente. Crie equipes ou squads personalizadas para resolver os problemas ou solicitações dos clientes, afim de garantir a satisfação com o seu serviço.
Aprimore seus processos de atendimento, buscando de forma efetiva o melhor aproveitamento dos recursos adquiridos pelo seu cliente. Um bom serviço de suporte ao cliente pode também ser uma poderosa ferramenta de marketing.
Se seus clientes tiverem uma boa experiência com sua equipe de atendimento, existe uma boa chance de que eles comentem ou indiquem a sua empresa para um possível stakeholder.
O Nubank é um grande exemplo do impacto do bom atendimento com seus clientes, desenvolvendo essa qualidade e atrelando às outras áreas da empresa.
Precisando de um ERP? Saiba como identificar o melhor atendimento na escolha do seu fornecedor.
O que os clientes mais querem de um parceiro de negócios é serem ouvidos, portanto dê voz ao seu cliente! Escute as suas dúvidas, sugestões ou reclamações e conheça com ele os seus pontos positivos e negativos.
Uma ótima forma de fazer isso é ter um serviço de chat e uma área de CS (Customer Success). Evite deixar seu cliente esperando para atender chamados urgentes. Isso pode prejudicar a experiência dele com o seu negócio.
O seu processo de integração é uma etapa importante que irá definir sua relação com os clientes. Ofereça clareza, credibilidade, confiança e treinamento constante. Eles devem entender tudo sobre o seu produto para usá-lo da melhor forma possível.
Demonstre aos seus clientes que a sua empresa trabalha diariamente para entregar uma melhor solução/produto para eles.
É possível criar um formulário para que seus clientes se sintam confortáveis ao mandar sugestões de melhorias para expressarem suas opiniões.
Com uma gestão adequada do relacionamento com os clientes, você consegue manter o mesmo satisfeito e também detectar novas oportunidades de negócios.
Para isso, é necessário acompanhar métricas de vendas como o Churn Rate da empresa e o LTV (Lifetime Value), fundamentais para mensurar a eficiência e engajamento da equipe de vendas para manter as receitas.
Conheça 6 passos para implementar a metodologia OKR na sua empresa.
Softwares e ferramentas de gestão que otimizem os processos de retenção dos clientes é fundamental para a eficiência da sua estratégia. O TECNICON Business Suite atende essas e outras necessidades do seu negócio.
A nossa Área de Negócio CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) permite ter uma visão ampla dos atuais e potenciais clientes, melhorando a eficiência no atendimento e potencializando as vendas, seja através do marketing, SAC ou da sua loja online.
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