Como a Tecnologia 5G vai transformar o futuro das fábricas? - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

Como a Tecnologia 5G vai transformar o futuro das fábricas?

A conexão 5G impactará em diversas tecnologias como IoT e Inteligência Artificial

Como a Tecnologia 5G vai transformar o futuro das fábricas?

A nova geração de Tecnologia 5G está chegando e é comum despertar curiosidade nas pessoas sobre esta novidade, que promete levar maior velocidade e conectividade, tanto para as empresas como para o consumidor.

Se engana aquele que acha que o 5G deixará somente a internet dos celulares mais rápida. Além dessa vantagem, a nova tecnologia pode influenciar diretamente na Internet das Coisas (loT) e Inteligência Artificial (IA) e agilizar processos organizacionais.

Mas estamos preparados para receber esta tecnologia? Como ela afetará o futuro da indústria? Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a conexão 5G e como essa tecnologia pode impactar diretamente o chão de fábrica.

O que é Tecnologia 5G?

A Tecnologia 5G é a mais nova rede móvel da quinta geração para transmissão de dados, com ela, é possível conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetivos e dispositivos. 

Já imaginou fazer o download de arquivos em seu smartphone com uma velocidade que pode chegar a 20 Gbps (gigabytes por segundo)? Este é o poder do 5G nos meios de comunicação e nas empresas, segundo uma pesquisa da Opensignal, nos EUA.

Na indústria, o 5G será ainda mais evidente durante a rotina dos processos organizacionais. O uso dessa nova tecnologia, por exemplo, pode eliminar o uso de grandes quantidades de cabos pelas redes ethernet, migrando sua empresa para redes sem fio.

Além de intensificar a velocidade da produção, ela pode habilitar o uso de tecnologias conectadas à fábrica (como a realidade aumentada e internet das coisas - IoT) e auxiliar na otimização dos espaços físicos dentro das indústrias.

Quais são as vantagens do 5G na indústria?

Com a inovação tecnológica da internet, é possível facilitar ainda mais as atividades do dia a dia das empresas, principalmente na velocidade no atendimento ao cliente, nas operações e produção que atendam demandas futuras.

Veja outras vantagens que sua empresa terá com o 5G:

Maior velocidade nas transmissões

Com a alta velocidade do 5G nas empresas, os robôs não precisarão guardar os dados captados ou produzidos em um HD interno ou externo, podendo ser armazenados na nuvem. Isso aumentará a eficiência das máquinas com IA e compartilhamento de informações em tempo real.

A velocidade no compartilhamento de arquivos pode se aproximar de 15 e 20 Gbps, o que pode representar um maior uso das nuvens, ou seja, os dispositivos vão depender menos das memórias internas e grandes processadores.

Por exemplo, as pessoas e empresas não precisarão mais se preocupar em salvar fotos e vídeos na memória dos seus dispositivos.

Outro exemplo, é a possibilidade de usar softwares e plataformas nas nuvens, com o mesmo desempenho como se estivessem instalados no próprio dispositivo.

Mais dispositivos conectados

Com o 5G, é possível conectar mais computadores ou smartphones ao mesmo tempo sem gerar instabilidade ou comprometer a velocidade da internet por quilômetro quadrado. Os downloads de arquivos e documentos poderão ser realizados rapidamente, já que essa nova rede móvel terá um tempo de resposta da internet próximo a zero.

É possível prever que a indústria terá milhares de dispositivos conectados, que compartilham entre si, praticamente em tempo real, informações, documentos e arquivos.

Essa alta quantidade de dispositivos conectados pode mudar a maneira como a linha de produção interage e produz. Como, por exemplo, a instalação de sensores capazes de monitorar o desperdício de matéria-prima em tempo real, o que vai impedir que dinheiro seja desperdiçado instantaneamente.

Conectividade com máquinas inteligentes

O 5G conecta máquinas inteligentes que são movidas pela Inteligência Artificial (IA) ou IoT (internet das coisa, sendo possível otimizar o tempo de resposta a um comando. Isso permite a personalização das demandas, alteração de pedidos ou a impressão de características especiais dos robôs, diminuindo perdas.

Maior segurança de dados

Outra vantagem da Tecnologia 5G é a segurança. Com todas as informações na nuvem, e transitando de uma máquina à outra, essa nova tecnologia possui um protocolo avançado de segurança que dificulta a disseminação de dados e invasão da rede por hackers.

Conheça 6 dicas sobre Segurança da Informação (SI) para proteger seu negócio.

Latência mais baixa

Latência é o tempo de atraso entre o momento em que uma informação é capturada e o momento em que é exibido em outro dispositivo.

Um grande exemplo de latência é a transmissão ao vivo. A velocidade da internet pode influenciar a latência de uma transmissão. Quanto melhor a internet, menor a latência.

É considerado baixa latência todas as transmissões que sofrem um atraso de cinco segundos ou menos.

O 5G promete reduzir ao máximo a latência das transmissões. Isso vai representar uma mudança nas tecnologias que devem oferecer informações em tempo real, como as câmeras de segurança sem fio.

Quando a rede 5G chegará no Brasil?

De acordo com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a rede 5G só chegará ao Brasil entre o fim de 2021 ou início de 2022, mesmo com diversos testes já realizados e encaminhados.

Uma das maiores barreiras para a implementação da quinta geração de internet é a interferência na frequência 3,5 GHz, que é usada atualmente para transmitir sinais de TV aberta às antenas parabólicas.

Em alguns países a nova rede já está operando de forma inicial e se mostrando mais eficiente que a rede 4G.

Outro grande obstáculo será a implementação do 5G no Brasil, uma vez que o país conta com uma grande extensão territorial e isso pode atrasar o acesso à nova tecnologia.

O governo ainda está em processo de leilão, antes que as redes sejam devidamente implementadas.

Quais segmentos serão mais impactados pelo 5G?

Um estudo chamado “Plano Nacional de IoT” da BNDES e o CNPq prevê o impacto do 5G em segmentos mais desenvolvidos em relação à Internet das Coisas, sendo elas:

Indústria

A indústria de manufatura vem dependendo cada vez mais de tecnologias como automação e big data, por isso, o 5G vai potencializar o seu uso. Melhorar a produtividade na produção de itens mais complexos a partir da tecnologia e de modelos de negócios inovadores, com maior cooperação nas diversas cadeias produtivas.

Com uma maior velocidade de banda e uma latência reduzida ao máximo, as fábricas podem usar cada vez mais tecnologias da IoT para aprimorar gestão e produção, aumentar a eficiência das máquinas e implementar uma manutenção preventiva (ou preditiva) mais eficiente.

Cidades inteligentes

Aumentar a qualidade de vida nas cidades inteligentes por meio da adoção de tecnologias e práticas que viabilizem as melhorias dos serviços, mobilidade, segurança e uso de recursos.

Saúde

A conexão 5G contribuirá para ampliação do acesso à saúde de qualidade no Brasil e uma visão integrada dos pacientes e eficiência das unidades.

Esse setor trabalha com uma série de informações confidenciais que precisam de mais segurança e fácil acessibilidades pelos profissionais da saúde.

Porém, a implementação da nuvem é uma realidade lenta no setor pelas organizações de saúde.

A baixa latência, velocidade de banda e confiabilidade que o 5G prometem mudar esse cenário e melhorar atendimentos e até mesmo possibilitar cirurgias e outros procedimentos à distância.

Agronegócio

O 5G vai elevar a velocidade na transmissão de dados. Muitos aplicativos que exigem a troca de informações em tempo real poderão ser usados com maior eficiência no agronegócio.

O trabalho agrícola receberá a ajuda de robôs autônomos que, além de compartilhar informações, podem ser acionados para executar tarefas repetitivas e básicas.

Já existe na Inglaterra, uma coleira 5G usada em vacas, que envia para um aplicativo todas as informações referentes à alimentação, ciclo de sono, tratamentos e muito mais.

Por que a Tecnologia 5G revolucionará a Indústria 4.0?

Com o avanço da tecnologia, as indústrias da Era 4.0 caminharão para um futuro totalmente inovador e conectado. Tudo indica que o 5G chegará para transformar o cotidiano das fábricas e otimizar todos os processos das empresas de forma rápida e segura.

As expectativas são as melhores possíveis, e as indústrias devem estar preparadas para receber essa tecnologia e utilizá-la de forma estratégica, a fim de facilitar as atividades dos colaboradores.

As fábricas inteligentes que executam sistemas de nuvem, ajudam os fabricantes a tomar decisões em tempo real e com mais consciência.

A indústria 4.0, com o 5G, promete ajudar a “prever o futuro”, corrigir erros, fazer manutenção preventiva automática ou evitar que decisões sigam o caminho errado.

Segundo David Meek, líder do Centro Global da IBM:

“Muito tempo dos engenheiros de manufatura é gasto correndo pela fábrica, reagindo a problemas, procurando dados e retirando dados das máquinas em uma investigação forense para descobrir o que aconteceu ontem”.

Com a velocidade de compartilhamento de informações e a baixa latência, esse tipo de problema será devidamente ajustado.

As fábricas serão inteligentes pois será possível combinar tecnologias novas, para criar máquinas pró-ativas e preditivas, para potencializar a qualidade na linha de produção.

 

Já pensou em todas as oportunidades que a tecnologia 5G tem a oferecer para o futuro das fábricas inteligentes? Caso tenha gostado de conhecer todas essas promessas tecnológicas, compartilhe em redes sociais e compartilhe com o seu time as novidades.

Veja também: Inteligência Artificial (IA): como aplicá-la na linha de produção?

 

Chat
Email
Telefone