Tire suas dúvidas sobre o momento da entrevista, como responder às perguntas e como se comportar
Este conselho é de Chris Gardner – o homem que inspirou o filme “À procura da Felicidade”:
“Se eu pudesse entrar em qualquer empresa amanhã de manhã para fazer qualquer coisa no mundo, o que seria? Pense exatamente em como você queria que fosse essa experiência e em como você se sentiria. O que eu posso fazer hoje para tornar esse amanhã possível?”
Se você já tomou o primeiro passo rumo à evolução da sua carreira, se candidatando a uma vaga e, entre dezenas de currículos, o seu foi escolhido para dar continuidade no processo seletivo. A próxima etapa é a entrevista, um encontro importante para a empresa conhecê-lo melhor e decidir se a tão sonhada vaga será sua.
Controle a ansiedade, respire fundo e confira as dicas que separamos para te ajudar a impressionar qualquer entrevistador.
Conheça as 9 competências essenciais do profissional do futuro.
Todo candidato gostaria de saber com antecedência as perguntas que ele terá que responder para poder se preparar. Então, listamos os principais pontos abordados em uma entrevista, segundo o site americano Glassdoor.
1. Quais são os seus pontos fortes?
2. Quais são seus pontos fracos?
3. Por que você está interessado em trabalhar para [nome da empresa]?
4. Onde você se vê daqui a cinco anos? Dez anos?
5. Por que você quer deixar sua empresa atual?
6. Por que houve uma lacuna no seu emprego entre [inserir data] e [inserir data]?
7. O que você pode nos oferecer que outra pessoa não pode?
8. Quais são as três coisas que seu ex-gerente gostaria que você melhorasse?
9. Você está disposto a se mudar?
10. Você está disposto a viajar?
11. Conte-me sobre uma conquista da qual você mais se orgulha.
12. Conte-me sobre uma vez que você cometeu um erro.
13. Qual é seu trabalho dos sonhos?
14. Como você ficou sabendo dessa posição?
15. O que você procurara realizar nos primeiros 30 dias / 60 dias / 90 dias?
Um dos medos que assombram as pessoas em processos seletivos é ter que responder a perguntas como:
“O que você faria se achasse um pinguim no freezer?”
“Como você cortaria um bolo redondo em 8 pedaços iguais usando apenas três cortes com a faca?”
“Estime um número de gols no campeonato principal.”
“Se você tivesse que dar uma palestra para o TED, sobre qual assunto falaria?”
Sim, indagações inusitadas como essas são frequentes em entrevistas de grandes empresas como Airbnb, Dropbox e Facebook. Pode parecer sem sentido, no entanto, o intuito dessas “pegadinhas” é testar seu raciocínio lógico. O importante não é acertar a resposta, mas demonstrar a lógica usada para chegar ao resultado.
Não há respostas certas ou erradas, apenas candidatos mais ou menos adequados para o que a empresa precisa. As respostas prontas não existem, o que você precisa entender é o objetivo do entrevistador em cada pergunta. Por isso, selecionamos algumas dicas de especialistas para te ajudar a se preparar para esse encontro.
Separe um tempo antes da entrevista para fazer uma retrospectiva da sua vida profissional. Relembre momentos importantes da sua carreira, avalie o papel que você desempenhou em cada um deles, suas ações e resultados que merecem ser destacados. Caso não tenha experiências profissionais anteriores, destaque outras situações que exemplifiquem suas características, como trabalhos escolares, voluntariado, viagens e organização de eventos.
STAR é uma forma de estruturar seu discurso, seguindo a sequência: Situação-Tarefa-Ação-Resultado. Não esqueça de sempre finalizar sua fala com algo positivo.
A vestimenta depende do perfil da companhia. Locais com uma cultura inovadora, informal e descontraída, como agências de publicidade, coworkings e o Google, não exigem um traje estritamente social. Já em escritórios, consultorias e outros ambientes mais formais, é inadequado apresentar-se com peças de estilo esportivo ou despojado.
Algumas atitudes simples podem somar pontos e causar uma boa primeira impressão, como usar uma peça com a cor da marca. Empresas que valorizam sua cultura e as referências à marca, como a cor, são uma ótima chance de demonstrar o seu interesse e conhecimento sobre a companhia de forma criativa.
Observe o ambiente, o perfil do entrevistador e estabeleça uma relação com ele. Por exemplo, se a mesa está limpa e com tudo no lugar, esses são sinais de que o avaliador é uma pessoa organizada. Assim como uma mesa bagunçada representa uma pessoa desorganizada. Tente identificar o jeito do profissional que está conduzindo a conversa e mostre os pontos que vocês possuem em comum.
Quando o entrevistador começar a interromper suas respostas, significa que há algo errado. Nesse caso, deve-se alinhar o discurso ao questionamento e ser mais objetivo para tentar melhorar a situação. Em outro cenário, se a partir da segunda questão te oferecerem um café, isso é um bom sinal! Claro, esses são alguns exemplos simples, o importante é estar atento para perceber se você está se saindo bem ou mal e, se necessário, reverter o quadro negativo a tempo.
Encare como uma venda: você precisa mostrar como o seu serviço vai solucionar o problema da companhia e agregar valor ao negócio. Se a empresa está em busca de um novo funcionário é porque tem um problema que precisa ser resolvido. Demonstre como você pode contribuir para sanar essa dificuldade.
Entenda como a multidisciplinariedade impactará o futuro do trabalho.
Expresse energia, vontade de fazer acontecer, é preciso ter aquele brilho no olho enquanto fala sobre o cargo, sua profissão e como quer usar sua experiência e conhecimento para ajudar na empresa. Ninguém quer contratar uma pessoa desanimada, sem entusiasmo e que não demonstra interesse pela vaga.
Essa dica vale principalmente para aquela famosa pergunta: “Fale sobre você”. Aqui é importante fazer uma breve apresentação sobre sua vida profissional e pessoal sem repetir o que está no currículo. Para isso, o ideal é elaborar o discurso no formato de Pitch.
Pitch é uma apresentação rápida e objetiva de 3 minutos. O modelo tem como base uma conversa de elevador. Imagine que você acabou de encontrar o gestor da empresa dos seus sonhos no elevador e precisa convencê-lo a te contratar antes que as portas se abram e ele desça no próximo andar. Esse é realmente um grande desafio, por isso organizamos a fala seguindo os tópicos:
1. Problema: conte qual situação você pretende resolver, contextualize a dificuldade que o seu interlocutor enfrenta todos os dias. Ilustre da melhor forma possível, utilizando exemplos e dados.
2. Solução: apresente como o seu trabalho vai resolver esse problema.
3. Diferenciais: explique porque você se destaca dos outros profissionais do mercado e quais são os seus diferenciais.
4. Tamanho da oportunidade: fale das oportunidades de mercado que surgirão provenientes do seu trabalho.
5. Tração da solução: exemplifique com resultados que obteve em empregos anteriores.
6. Ganhos para o cliente: reforce o valor agregado que seu serviço irá gerar para os clientes da companhia.
Tudo isso em apenas 3 minutos! Isso exige mais do que dados jogados em cima do ouvinte. Requer uma história, criar uma ligação entre as informações.
Ou seja, é preciso usar storytelling, a arte de contar histórias memoráveis, autênticas e criativas para inspirar e conquistar o entrevistador. Há várias estruturas de storytelling. Nesse caso, a mais indicada é a jornada do herói, elaborada da seguinte maneira:
1. Você tinha um problema específico;
2. Talvez até não era assim antes, mas algo no caminho aconteceu;
3. Você fez uma descoberta;
4. Essa descoberta revolucionou sua vida;
5. Agora quer mostrar como outras pessoas também podem sair do fracasso e ir para o sucesso.
Você deve estar se perguntando: como vou aplicar esse conceito? Para transformar a sua história na jornada do herói, conte suas experiências, dificuldades, superações, decisões marcantes, pontos de virada na carreira ou nos estudos. Use suas vivências profissionais para criar uma narrativa interessante e emocionante.
Você pode estar de lábios fechados e se expressar por meio da postura, ou estar falando uma coisa e dizendo outra completamente diferente em suas expressões e gestos. Sim, o corpo fala e muito! Por isso, é fundamental entender o que os nossos gestos representam para passar a mensagem correta ao interlocutor.
Algumas atitudes fazem toda a diferença, como:
● olhar nos olhos da outra pessoa – mas não precisa ser o tempo todo fixamente, intercale e olhe o ambiente também;
● usar as mãos para enfatizar o que está falando;
● cuidado com a postura. Durante a entrevista, incline levemente o corpo para trás enquanto ouve e pensa sobre a pergunta e incline para frente na hora de responder.
Desorganizado, antissocial, distraído, não conclui tarefas… Seja qual for o seu ponto fraco, seja franco e diga ao entrevistador. O objetivo dessa pergunta é perceber sua maturidade, capacidade de identificar as próprias falhas e, principalmente, que medidas tem adotado para corrigir esse problema.
Por exemplo, uma pessoa antissocial que quer melhorar suas habilidades de interação social, tem como meta todos os dias falar com uma pessoa diferente e, durante uma conversa, fazer perguntas para evoluir no diálogo.
Ingressar no universo corporativo é uma grande adaptação da vida escolar para a realidade do mercado de trabalho. Aos jovens que iniciam sua jornada nesse processo, a dica de ouro é: seja sincero! Claro, sempre respeitando o bom senso e os limites do que foi perguntado.
Se for o caso, durante a entrevista ou na dinâmica de grupo, peça desculpas. Isso significa que você está disposto a reconhecer seus erros e que é uma pessoa fácil de trabalhar.
Lembre-se, para chegar nessa etapa do processo seletivo seu currículo já foi avaliado. Então, na hora de conversar com o entrevistador, não fique repetindo o que está no currículo, fale sobre você! Enfatize como seu trabalho pode contribuir com a empresa, prove que você é a solução que eles estão procurando. Por fim, estude a companhia, se prepare com antecedência para esse momento que pode ser a grande chance da sua carreira.