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Retrabalho: Saiba porque essa é uma ameaça para o seu negócio

Conheça as características, a origem, os impactos e como evitar o retrabalho

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Talvez você e sua equipe não tenham percebido, mas há um perigoso vilão infiltrado em sua empresa. Se você pensou em um espião, dados hackeados ou uma conspiração do concorrente, fique tranquilo, não é nada disso – o que não diminui os riscos dessa ameaça.

Chegou a hora de revelar o seu nome: retrabalho. 

Cuidado, não se deixe enganar! Ele pode ser discreto e aparentemente inofensivo.  No entanto, é mestre em se camuflar entre os processos corporativos e, quando você menos espera, rouba sua produtividade, seu tempo e contamina seu time.

Como bons defensores da gestão de excelência, do alto desempenho e da melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, nós vamos ajudá-lo a eliminar esse mal da sua companhia com a estratégia adequada. 

Por isso, devemos conhecer as características desse inimigo, seus poderes, sua fonte de energia, principais vítimas e, claro, seu ponto fraco.

Perfil: O que é retrabalho

Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito” – Peter Drucker, pai da administração moderna.

Quando falamos de algo que não deveria ser feito, podemos incluir as atividades que já foram concluídas, mas precisaram ser refeitas. É exatamente isso que significa o famoso retrabalho: realizar uma tarefa extra, uma nova ação, para corrigir imperfeições ou fazer alterações em um projeto, produto ou serviço que não atendeu as especificações exigidas.

Você e a sua empresa só tem a perder com essa situação. O pior é que ela é tão comum no meio corporativo que pode até ser considerada como parte do processo.

Agora chegamos a um ponto importante para entender como esse problema surge na sua companhia.

Retrabalho: A origem  

O retrabalho decorre de falhas, erros, omissões, danos ou solicitações de alteração. Atenção, sua principal fonte de energia está nos próprios processos corporativos.

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A solução é mais complexa do que apenas eliminar os processos da sua empresa. Esses métodos são essenciais para uma gestão eficiente, o diferencial está na maneira em que eles são organizados e distribuídos entre os colaboradores. Quando as atividades da companhia são desorganizadas e mal esclarecidas, resultam em falhas na execução do trabalho. 

As consequências de refazer uma operação ficam mais evidentes na manufatura. Nesse caso, deve-se analisar a relação de custo-benefício para garantir que os resultados do retrabalho serão benéficos para a empresa. Afinal, pode custar caro e, muitas vezes, esse valor é ignorado.

Vale destacar que, o resserviço pode ocorrer em todas as etapas do processo produtivo e com qualquer profissional – ninguém está imune, todos estamos sujeitos a deslizes que acarretam em trabalho dobrado. 

Outro fator determinante para o surgimento de erros é a falta de comunicação. Quando o gestor não deixa claro para os colaboradores suas expectativas para determinada tarefa, dificilmente a equipe conseguirá corresponder aos desejos do líder. Além disso, o diálogo entre os colegas de diferentes departamentos também é imprescindível para que o fluxo dentro da organização esteja alinhado, em sintonia e sem ruídos.

Maior ameaça para a sua empresa

Depois de entender como o retrabalho surge na sua companhia, vamos conhecer seus poderes e porque ele representa uma ameaça para a empresa. Sua primeira habilidade é o controle da mente. Como nós já mencionamos, ele convence você de que refazer o trabalho é normal e faz parte do processo, sendo que, na verdade, pode representar uma irregularidade no seu sistema. 

Vejamos outros poderes destrutivos do retrabalho:

Perda de tempo – imagine quantas coisas você poderia estar fazendo – inclusive um treinamento – enquanto corrige as alterações daquela peça ou serviço.

Queda de produtividade – atraso na produção atual e das próximas entregas por causa daquele projeto que demorou mais tempo que o planejado.

Insatisfação dos clientes – nenhum cliente gosta quando o resultado final não corresponde ao que foi acordado. Atrasos e alterações são prejudiciais no relacionamento com parceiros e fornecedores, evite essa situação. Com certeza, você quer superar as expectativas de quem confiou na sua marca e garantir que ele continue fazendo negócios com a sua empresa.

Perda da qualidade – o prazo estourou, o cliente está cobrando as alterações daquele produto e a linha de produção foi modificada para refazer o pedido. Esse é um cenário em que a qualidade final corre grandes riscos de ficar comprometida.

Atrapalha a linha de produção – a cadeia de suprimentos segue um cronograma previamente organizado para atender aos pedidos da indústria. Tudo é meticulosamente orquestrado para conciliar com os outros elos do supply chain, como fornecedores, stakeholders e clientes. Qualquer mudança no planejamento por causa de erros, atrasa todo o fluxo de valor.

Aumento de custos – mais profissionais em horário de trabalho, mais tempo de utilização de equipamentos e mais materiais. Ou seja, retrabalho também significa custos em dobro.

Desmotivação dos colaboradores – uma das coisas mais desmotivadoras no dia a dia corporativo, com certeza, é fazer duas vezes a mesma tarefa. Essa pode ser uma das razões pelo desanimo do seu time e diminuição da produtividade dos seus profissionais.

Bat-sinal para identificar esse perigo 

O retrabalho pode estar tão impregnado na sua rotina, que fica difícil identificar o problema. Para isso, há uma fórmula simples que mensura o quanto esse vilão tem afetado o seu negócio. 

Retrabalho = ((total de serviços repetidos) / (total de serviços realizados)) X 100.

Profissionais especializados em gestão de qualidade também podem contribuir nessa missão, aplicando métricas e indicadores específicos para cada segmento. 

Aqui você conhece as principais métricas Lean para a indústria.

Como combater o retrabalho

1. Simplifique processos – faça um levantamento de todas as fases do seu processo produtivo. A partir do mapeamento do fluxo de valor é possível encontrar os gargalos da cadeia e elaborar a melhor alternativa para otimizar as etapas. Assim, com o alinhamento adequado entre os setores é possível reduzir as falhas, erros e defeitos. 

2. Tenha um planejamento – após reconhecer os pontos fracos do seu processo e pensar nas melhorias, faça um planejamento para colocar o plano em ação. Desenhe detalhadamente todas as etapas de como vai tirar as ideias do papel para colocar em prática.

3. Treine seu time – capacite sua equipe e realize treinamentos constantemente para manter seus profissionais qualificados para executar suas funções de maneira inteligente e otimizada. Lembre-se, eles são seu melhor antídoto contra o retrabalho.

Saiba porque investir na capacitação da equipe é aumentar a competitividade da empresa.

4. Invista em manutenções – para manter o ritmo da produção é imprescindível zelar pelo bom funcionamento das máquinas de trabalho para evitar defeitos no produto ou atrasos com paradas para manutenção ou consertos inesperados. 

Saiba como implantar o processo de modernização de máquinas com o Retrofit Industrial.

5. Aproveite a tecnologia – utilize ferramentas, como software de gestão, para automatizar tarefas manuais que tomam tempo do seu time. Assim, seus colaboradores podem se dedicar a funções mais estratégica e ganham em produtividade com o acesso fácil e seguro às informações essenciais para a empresa.

Confira um checklist com os critérios para escolher seu ERP.

6. Converse com a equipe – se a falta de comunicação é uma das principais causas do retrabalho, então, a solução só pode ser um bom relacionamento entre gestores e colaboradores. O alinhamento interdepartamental é fundamental para que cada função seja realizada conforme o esperado.

7. Use métricas, monitore – acompanhe a realização de cada atividade para garantir que tudo está funcionando adequadamente. Por meio de métricas e indicadores é possível saber com antecedência qualquer possibilidade de falha durante o processo e corrigi-la a tempo. 

Sim, você não precisa trabalhar em dobro! Com ações simples, disciplina e comprometimento seu negócio consegue aumentar a produtividade, a qualidade das entregas e a satisfação de clientes e colaboradores. Tudo isso, apenas eliminando o retrabalho.

 

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