TECNICON estimula inovação entre seus talentos com maratona de programação - TECNICON
Banner newsletter

Inscrição realizada com sucesso! :)

Receba mensalmente em seu email as novidades do mercado com a newsletter TECNICON:

A nossa empresa está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação. Para mais informações sobre como cancelar o recebimento, além das nossas práticas e tratamento dos dados, confira nossa Política de privacidade.

TECNICON estimula inovação entre seus talentos com maratona de programação

Oito equipes competiram no Hackathon que teve a duração de mais de 30 horas

Imagem meramente ilustrativa para o título: TECNICON estimula inovação entre seus talentos com maratona de programação

No último final de semana foi realizado em Horizontina, o Hackathon TECNICON. O evento aconteceu nas dependências da Faculdade Horizontina – FAHOR e teve como objetivo trabalhar no desenvolvimento de soluções para problemas levantados por colaboradores da TECNICON.

Durante as mais de 30 horas de evento, oito equipes trabalharam a procura de respostas para os temas selecionados. A manhã do primeiro dia foi dividida em duas partes – ideias de projetos que solucionariam os problemas e venda dos produtos idealizados para os mentores TECNICON. Somente após essas duas fases concluídas, os times poderiam iniciar o desenvolvimento.

Mateus Chies, especialista TECNICON e um dos mentores do evento, explica sobre a importância de auxiliar os grupos durante a maratona. “Através de um olhar crítico, podemos auxiliar nas atividades, podendo direcioná-los para que consigam alcançar um ótimo resultado final”.

Após os dois dias de imersão, os colaboradores apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora formada por parceiros da Faculdade de Horizontina (FAHOR), da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Horizontina/RS (ACIAP) e clientes da TECNICON.

As ideias foram expostas em formato de Pitch, com duração de 3 minutos para cada equipe. Esse formato é utilizado nas empresas instaladas no Vale do Silício, em São Francisco/EUA e foi apresentado pela equipe da TECNICON que participou de uma semana de imersão no ambiente mais inovador do planeta. 

No final de semana, foram desenvolvidos oito projetos atendendo as propostas sorteadas para cada time. Ideias como funcionalidades do software offline; mapa de calor para controle de estoque; integrações e impressão automática sem ajuda de terceiros; quadro de ideias onde usuários podem inserir e compartilhar sugestões de melhorias; procura de cadastros por fonética sem a necessidade de digitar acentuação ou nome correto; dashboards com mais informações e sendo possível chegar até a raiz do resultado; dados de relatórios exportados direto para slides e apresentações integradas ao TECNICON Business Suite. 

A equipe CSS apresentou como funcionalidade uma forma one click para o usuário identificar quais seus últimos acessos dentro do software, podendo também utilizar o comando de voz para fazer essa pesquisa. O time formado por quatro pessoas, três deles alunos da Geração T, ganharam o prêmio de R$2.000,00 (dois mil reais), mais troféu para todos os integrantes da equipe. 

Elton Bamberg, cliente TECNICON há mais de 9 anos, comentou sobre a importância de todos os projetos e qual critério utilizou para realizar a votação. “Os assuntos abordados são de grande importância no dia a dia. Procurei ter a visão da empresa nos processos aplicados e creio que com esse método criado pela equipe campeã, teremos um ganho enorme para todos que utilizam o TECNICON Business Suite”. 

Jefferson Weiss, desenvolvedor e um dos integrantes da equipe campeã, explica como foi elaborar respostas para os problemas propostos junto com pessoas de outras áreas. “O trabalho em equipe foi muito importante, pois cada um tinha uma visão diferente do que os clientes realmente precisam, dessa forma podemos apresentar uma solução mais assertiva e que realmente atingisse os usuários”.

Foram dois dias de imersão em projetos idealizados e programados por talentos TECNICON, podendo juntar vários departamentos para a criação de uma ferramenta mais completa e assertiva para os usuários do software. 

Tailine Wornath, colaboradora da Universidade Corporativa TECNICON (UCT), participou da competição e contou sobre a experiência de juntar vários departamentos em uma única competição. “Todo mundo diz que quem trabalha na TECNICON gosta de desafio. E esse nada mais era um desafio, porque é algo que foge do meu dia a dia e do meu conhecimento mas, eu via que podia contribuir tanto com o meu conhecimento na parte de negócio e visão do cliente, e não programando em si, como é o objetivo do hackathon.” comenta. 

Sobre a TECNICON

TECNICON é uma empresa de software especialista no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços focados em gestão corporativa. Presente no mercado há mais de 27 anos, atua nos setores de Manufatura, Distribuição, Varejo, Agronegócio, Serviços, Educacional, Logística e Construção Civil. Fundada em Horizontina/RS e com filiais nas principais regiões econômicas do país, o seu principal diferencial é ser voltada a gestão utilizando a tecnologia como uma ferramenta para alavancar os negócios de seus clientes. Com esta visão, a TECNICON evoluiu até se tornar referência em seu segmento, posicionando a companhia entre as 50 maiores do ramo no Brasil.

Comprometida com a excelência e orientada sob o foco DO cliente, a TECNICON investe em seu capital humano para atender às necessidades de seus parceiros e gerar relações duradouras. O principal segredo para a sua trajetória de sucesso, é ter uma equipe destaque no mercado. Por isso, valoriza os colaboradores por sua qualificação e competência, estimula o desenvolvimento de cada profissional, além de acreditar na colaboração para que todos possam aprender e disseminar o conhecimento. Sempre buscando novas ideias, proporciona um ambiente aberto a inovação.

Graças a essa equipe de alto desempenho, foi eleita por dois anos consecutivos uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia da Informação do Brasil e do Rio Grande do Sul – segundo o Instituto Great Place to Work nos anos de 2015 e 2016 –, uma das 100+ inovadoras do país e conquistou a Medalha de Bronze no Prêmio Qualidade RS, promovido pelo PGPQ – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

TECNICON é a idealizadora e promotora do Projeto Geração T. Na 1° edição do projeto já foi possível perceber a importância dessa iniciativa, muitos talentos se desenvolveram e agora fazem parte da família TECNICON. As expectativas para a 2° edição são ainda maiores, esta é uma oportunidade singular para que os jovens possam construir juntos a tecnologia do futuro.

Saiba mais: www.tecnicon.com.br

Chat
Email
Telefone